Publicado por: lesbianornot | Outubro 22, 2008

Binómio Terra/Lua

O plano de órbita da Terra e seu plano axial não são alinhados: o eixo do planeta é inclinado cerca de 23 graus e 30 minutos em relação a um plano perpendicular à linha Terra-Sol. Essa inclinação é responsável pelas estações do ano.
Já o plano Terra-Lua é inclinado em cerca de 5 graus em relação ao plano Terra-Sol -se não fosse, haveria um eclipse a cada mês.

Sabia que a força gravitacional entre estes dois planetas permitiu que a Terra deixasse de rodar como um pião pelo espaço, permitindo a estabilização do clima, e por conseguinte, o aparecimento de condições propícias à vida?

O nosso satélite foi, em épocas primevas, arrancado do Planeta Azul e essa colisão cósmica monumental, veio a ser essencial ao aparecimento de VIDA…..

É curioso como a nossa vida passa por “pormenores” a uma escala gigantesca….pormenores estes que nos são mesmo subtraídos da percepção imediata mas que, contudo, se afirmaram como fundamentais no aparecimento das condições actuais que geraram a nossa vida.

Incilinação, distância ao Sol, existência de um satélite…..até chegarmos aqui percorremos um longo caminho.

É curioso, não é? Só temos um satélite…por isso, ainda bem que a fantasia da série Espaço 1999, não sucedeu🙂 pois se a nossa Lua nos fugir……….ai de nós😦

 
 

 


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: